Colunistas

RODOLFO MACEDO DO PRADO

Advogado. Mestrando em Direito pela Delaware Law School da Widener University (EUA), com dupla titulação pela UNIVALI. Especialista em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Económico e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Especialista em Direito Penal e em Direito Processual Penal pela Faculdade Damásio. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduando em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Vice-Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/SC (2019-presente), da qual já foi Secretário-Geral (2016-2018). Membro da Comissão Especial de Análise do Projeto de Lei Anticrime e da Comissão de Conformidade e Compliance, ambas da OAB/SC (2019-presente). Membro da Comissão de Propostas e Acompanhamento de Legislação Penal da AACRIMESC (2017-presente). Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Membro Fundador da Associação dos Egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina (Alumni ’32). Coautor dos livros “Em Busca das Garantias Perdidas” e “Democracia em Crise”, lançados pela Editora Tirant Lo Blanch/Empório do Direito e da obra "Direito, Ju$tiça e Economia", lançado pela EMais Editora. Foi, ainda, Presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB/SC (2011-2012).

LUIZ EDUARDO DIAS CARDOSO

Advogado. Doutorando, Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola do Ministério Público de Santa Catarina, em convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pós-graduando em Direito Penal e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento (CEJEGD). Avaliador da Revista Avant. Membro Emérito da Sociedade de Debates da UFSC. Membro da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina (AACRIMESC). Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Autor do livro “O princípio da paridade de armas no processo penal”, lançado pela Editora Empório do Direito.

LUIS IRAPUAN CAMPELO BESSA NETO

Advogado. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Administrativo pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS). Pós-graduando em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Económico e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Membro da Comissão de Direito Penal (2018-presente) e da Comissão de Conformidade e Compliance (2017-presente), ambas da OAB/SC. Membro do Grupo de Pesquisas “Cautio Criminalis”, do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Membro Associado da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina. Membro Fundador da Associação dos Egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina (Alumni '32). Coautor do livro “Compliance: aspectos polêmicos e atuais”, lançado pela Editora Letramento: Casa do Direito.